
Sermão expositivo
Texto de Mateus 6.25-34
Tema: “A ansiedade e a confiança em Deus”
Amados irmãos e irmãs, que a paz do Senhor Jesus esteja com vocês nesse momento em que analisamos as palavras de Jesus registradas no Evangelho de Mateus, capítulo 6, versículos 25 a 34. Que o Espírito Santo nos guie para compreendermos a profundidade das verdades contidas nesse texto e para aplicá-las em nossas vidas todas as bênçãos desta mensagem: “A ansiedade e a confiança em Deus.”
Nosso tema de hoje é “A ansiedade e a confiança em Deus”. Nesse texto, Jesus nos ensina a não nos preocuparmos com as coisas desta vida, mas confiamos plenamente em Deus, que é o nosso provedor.
Em primeiro lugar
Jesus nos mostra que a ansiedade não faz sentido. Ele nos lembra que a vida é mais do que apenas a comida e a roupa que vestimos. Devemos confiar que Deus cuidará de nós, pois Ele é quem sustenta a vida.
“Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que a roupa?” (Mt 6.25).
Em segundo lugar
Jesus nos convida a olharmos para a natureza e aprendermos com ela. Os pássaros e as flores não tem nenhuma preocupação e desfrutam de todo o cuidado de Deus. Assim, também devemos confiar em Deus e não nos preocuparmos com o amanhã.
“Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?” (Mt 6.26).
Em terceiro lugar
Jesus nos adverte que a ansiedade não acrescenta nada à nossa vida. Pelo contrário, ela pode nos impedir de viver plenamente o presente e nos leva a negligenciar o que realmente importa.
“Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?” (Mt 6.27).
Em quarto lugar
Jesus nos orienta a buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça. Quando colocamos Deus em primeiro lugar, todas as outras coisas nos serão acrescentadas.
“Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu Reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33).
Por fim
Jesus nos chama a confiarmos em Deus com fé inabalável. Ele nos lembra que Deus sabe do que precisamos e que Ele cuidará de nós.
“Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? […] Porque vosso Pai celestial sabe que necessitais de todas estas coisas” (Mt 6.31-32).
Queridos irmãos e irmãs, que possamos aprender com as palavras de Jesus e colocá-las em prática em nossas vidas. Que possamos confiar em Deus, buscá-lo em primeiro lugar e viver sem ansiedade, sabendo que Ele é o nosso provedor. Que o Espírito Santo nos dê a graça de vivermos com fé inabalável e de experimentarmos a paz que vem de confiar plenamente em Deus. Amém.