Tema: Apostando na Promessa de Deus

Compartilhar esta postagem

Exegese de Números 13-14: A Missão dos Doze Espias e a Fé de Josué e Calebe

Texto base: Números 13-14

Introdução: Amados irmãos e irmãs, a história dos doze espias em Números 13-14 nos ensina sobre a importância de se apostar na promessa de Deus, mesmo diante de obstáculos e desafios aparentemente insuperáveis. Assim como Josué e Calebe, precisamos apostar na promessa de Deus, confiando em Sua providência e poder para vencer todas as adversidades.

Desenvolvimento:

Torne-se uma autoridade bíblica e teológica com nosso bacharelado livre em Teologia. Clique aqui para saber mais.

  1. A promessa de Deus é real e fiel: Deus prometeu a Israel a terra de Canaã, uma terra fértil e rica. A promessa de Deus é real e fiel, e assim como Ele cumpriu Sua promessa a Israel, Ele também cumprirá Suas promessas em nossas vidas. (Números 13:1-20).
  2. Enfrentando os obstáculos: os espias encontraram obstáculos em Canaã, como habitantes fortes e cidades fortificadas. Mas Josué e Calebe confiaram em Deus, sabendo que com a ajuda Dele, poderiam vencer os inimigos e tomar posse da terra prometida. (Números 13:21-33)
  3. A importância da fé e coragem: Josué e Calebe foram os únicos a apresentar um relatório diferente, cheio de fé e coragem. Eles afirmaram que, com a ajuda de Deus, o povo de Israel poderia vencer seus inimigos e tomar posse da terra prometida. Essa diferença de perspectiva entre os espias é crucial para o desenvolvimento da história. (Números 13:30)
  4. A punição da incredulidade: A falta de fé do povo de Israel e sua rejeição às palavras de Josué e Calebe provocaram a ira de Deus. Deus declarou que puniria o povo de Israel por sua incredulidade, fazendo com que vaguem pelo deserto por quarenta anos – um ano para cada dia que os espias exploraram a terra – até que toda aquela geração perecesse. (Números 14:11-25)
  5. A exceção para aqueles que confiaram em Deus: Josué e Calebe foram preservados da punição, pois confiaram em Deus e mantiveram sua fé. Assim, foram prometidos a entrar na terra prometida. (Números 14:30)

Conclusão: Meus irmãos e irmãs, assim como Josué e Calebe, precisamos confiar em Deus, e apostar na promessa de Deus independentemente dos obstáculos e desafios que possamos enfrentar em nossas vidas. A promessa de Deus é real e fiel, e se mantivermos nossa fé e confiança Nele, Ele cumprirá Suas promessas em nossas vidas. Vamos apostar na promessa de Deus, sabendo que com Sua ajuda, podemos vencer todas as adversidades.

 

© 2023 Pr. Rivail Sousa

Assine nossa Newsletter e fortaleça sua caminhada com Deus com conteúdo exclusivo!

Continue crescendo na graça e conhecimento

Tema: Apostando na Promessa de Deus

Texto base: Números 13-14 Introdução: Amados irmãos e irmãs, a história dos doze espias em Números 13-14 nos ensina sobre a importância de se apostar

plugins premium WordPress

E-book Gratuito: Apocalipse descomplicado

 

Este e-book gratuito faz parte de nossos seminários – através dos quais milhares de pessoas já foram impactadas. Nele vou te ensinar passo a passo como entender o livro considerado por muitos como mais difícil da Bíblia – de forma bem fácil e descomplicada.