Compartilhar esta postagem

5/5

AS ÁGUAS DO ESPÍRITO SANTO

Estas são As águas do Espírito Santo (Símbolos). “E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.” 

Afinal, água e o divino Espírito, o que há em comum, que lição nosso Mestre nos traz com esta comparação simbólica? Para chegarmos ao núcleo da mensagem deste símbolo consideremos o seguinte: 

Primeiramente devemos considerar que o Espírito Santo é tão indispensável á vida espiritual quanto a água é indispensável a vida física. Portanto, Sem Ele, podemos até nos reunir religiosamente como instituição, praticar notáveis ações filantrópicas, proferir calorosos discursos religiosos e até mesmo evidenciarmos manifestações sobrenaturais. Contudo, jamais chegarmos ao nível de um relacionamento pessoal com Deus. 

Assim, isto pode ser notado nos grandes movimentos religiosos no mundo através dos séculos, alguns deles até negam a existência do Santo Espírito e em outros, seus pregadores sórdidos se envaidecem com sua capacidade de se envolver com ‘sobrenatural’. No entanto, a resposta de Jesus a estes, seguramente será; “Em verdade vos digo que vos não conheço.” (Mt. 25.12). Á Nicodemos (Jo.3.5), “Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.”

Em segundo lugar devemos considerar que a água é um recurso abundante e gratuito, 70% do planeta terra é composto por água. E nesta passagem o Mestre está citando proporções, “rios”, este recurso também é citado no Sagrado Texto em outras proporções, as mais comuns são; 

Um copo de água

Primeiramente notamos este simbolismo num copo de água (Mt. 10.42), esta medida pode saciar o sedento por um momento, mais é insuficiente para uma longa jornada. Assim é na vida espiritual, não devemos nos acomodar com experiências preliminares com Deus – o Senhor tem muito mais á liberar sobre nossa vida, existem outras proporções e a caminhada é longa.

Água em um odre

Água em um odre (Gn. 21.14). Um odre cabe um pouco mais de água, mas não a medida suficiente, pois logo que o calor e a fadiga aparecer no caminho dos desertos da vida, este se secará e só um socorro divino para nos manter vivos (Gn. 21.17). 

Água de um poço

Água de um poço (Jo. 4.11). Um poço pode conter bastante água, porém é limitado, ao viajante não é possível caminhar em ‘suas margens’. Por esta razão, aqueles que estão caminhando para Deus e seu alvo é o céu, sugere-se que quebre o copo, jogue a jarra fora e desvie do caminho do poço, pois Deus tem águas abundantes e frutíferas a oferecer-nos.

Uma fonte

Uma fonte (Ez. 47). Leia o citado capítulo e note na mensagem profética mostrada a Ezequiel, que as águas de Deus consistem em fontes abundantes e insondáveis. Perceba que na medida em que o profeta se lança á Palavra, as águas vão ficando mais profundas e logo ele percebe que são águas para se ir á nado. O que também lhe chama a atenção, é que na medida em que estas águas vão avançando sobre a terra desértica, há abundante vida e transformação. De semelhante modo, na medida em que recebemos a Santa Palavra e avançamos em relacionamento com Deus, o Espírito vai nos limpando, saciando a sede da alma, refrigerando e renovando nossa vida diante de Deus. Por estas razões, a água consiste num interessante símbolo do Espírito Santo.

_

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PEARLMAN. Myer. CONHECENDO AS DOUTRINA DA BÍBLIA. Editora vida, 1993.

OLIVEIRA, Raimundo de. A DOUTRINA DE DEUS, Editora EETAD 2ª Edição.

ICP. TEOLOGIA SISTEMÁTICA I, DOUTRINA DE DEUS. Editora ICP.

ANDRADE, Claudionor de. DICIONÁRIO TEOLÓGICO. Editora CPAD 2ª Edição 1997.

HAGGLUND, Bengt. HISTÓRIA DA TEOLOGIA. Concórdia Editora Ltda 5º Edição – 1995.

ROYER, Luther Garyr. CRISTOLÓGIA, O VERBO ETERNO E DIVINO SE FEZ CARNE. Editora EETAD. 3º Edição.

PFEIFFER, Charles F; HARRISON, Everett F. COMENTÁRIO BÍBLICO MOODY. Vl 4. Editora Batista Regular 1997.

OLIVEIRA, Raimundo de. As grandes doutrinas da Bíblia. CPAD 1992. 2º Edição.

MENZIES, William W; HORTON, Stanley M. DOUTRINAS BÍBLICAS, UMA PERSPECTIVA PENTECOSTAL. CPAD 1995 1º Edição.

HORTON, Stanley M; NICHOLS, David R. TEOLOGIA SISTEMÁTICA, UMA

PERSPECTIVA PENTECOSTAL – O SENHOR JESUS CRISTO. CPAD 1996 1º Edição.

SOUZA. Estêvam de, O ESPÍRITO SANTO, SUA PESSOA E SUA OBRA. Editora EETAD, 3ª Edição.

HOUAISS, Dicionário da língua portuguesa (on-line)  

BÍBLIA APOLOGÉTICA DE ESTUDO. Editora ICP 2ª Edição 2005.

BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL. Editora CPAD. Edição de 1995. 

Assine nossa Newsletter e fortaleça sua caminhada com Deus com conteúdo exclusivo!

Continue crescendo na graça e conhecimento

Tema: Apostando na Promessa de Deus

Texto base: Números 13-14 Introdução: Amados irmãos e irmãs, a história dos doze espias em Números 13-14 nos ensina sobre a importância de se apostar

plugins premium WordPress

E-book Gratuito: Apocalipse descomplicado

 

Este e-book gratuito faz parte de nossos seminários – através dos quais milhares de pessoas já foram impactadas. Nele vou te ensinar passo a passo como entender o livro considerado por muitos como mais difícil da Bíblia – de forma bem fácil e descomplicada.